"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, maio 16, 2009

A Europa derretendo

Blog do Luis Nassif - 15/05/2009 - 13:31

Por Marcos Doniseti

Nassif, a economia da zona do Euro sofreu uma forte queda no primeiro trimestre de 2009, com o PIB acumulado uma redução de 2,5% em relação ao mesmo período de 2008. O PIB da Alemanha teve uma queda de 3,8%, o do Reino Unido se reduziu em 1,9% e o da França em 1,2%. O número de desempregados na ‘Eurolândia’ já ultrapassa os 14 milhões. Enquanto isso, em toda a União Européia o número de desempregados já passou dos 20 milhões.

Notícia:

Alemanha, Reino Unido e França encabeçam a lista dos países mais ricos da Europa, mas isso não os deixa imunes aos efeitos da crise econômica mundial. Números do primeiro trimestre de 2009 mostram que a desaceleração atingiu em cheio o continente e derrubou praticamente todas as economias da região, jogando a maioria delas em recessão (ou perto disso).

Dados sobre os primeiros três meses deste ano mostram que a economia alemã, a mais desenvolvida da região e quarta maior do mundo, sofreu nos três primeiros meses deste ano a maior contração em quase 40 anos.

O PIB (Produto Interno Bruto) alemão caiu 3,8% entre janeiro e março na comparação com o último trimestre do ano. Em recessão técnica (termo usado quando o PIB tem seis meses seguidos de queda) desde o terceiro trimestre do ano passado, a Alemanha viu suas exportações, a base de sua economia, minguarem.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u566276.shtml

Nenhum comentário: