"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, novembro 14, 2008

As novas pesquisas do IBGE

Blog do Luis Nassif - 13/11/08

Segundo o represententa da Escola Nacional de Estatísticas do IBGE, Paulo Martino Januzzi, a partir de 2012 a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) será contínua, Mais de 700 mil domicílios sendo analisados permanentemente, coma divulgação de dados mensais.

Só para um exemplo da importância de se desagregar indicadores e amplair as questões abordadas: hoje em dia a taxa de desemprego é de 4,5% em Santa Catarina; e acima de 12% em Brasília e Sergipe.

O universo abordado é amplo. Vão cobrir frequência escolar, tamanho do funcionalismo público entre outros dados.

Por Guilherme Silva Araújo

Nassif, há algum tempo eu lido com a PNAD. As informações que tenho, também do IBGE (por intermédio de minha orientadora), são as seguintes:

1. A PNAD vai se fundir à PME (Pesquisa Mensal de Emprego) em 2010. O questionário de ambas é praticamente o mesmo. A PME usa os capítulos de emprego e renda da PNAD.

2. A PNAD deixará de ser uma amostra colhida por cross-section (corte transversal de dados) para ser uma amostra colhida por painel. Se seguir à mesma regra assumida para a PME, então cada domicílio entrevistado permanecerá na amostra por quatro meses, sairá por quatro e depois retornará por mais quatro até sair definitivamente da amostra. A vantagem que, por ser uma pesquisa longitudinal (acompanha o mesmo domicílio no tempo), as informações sobre melhoras ou pioras serão mais precisas e a amplitude de recursos técnicos também aumentará.

3. Como o novo levantamento vai à campo a partir de 2010, creio eu que já em 2010 as novas informações estarão disponíveis. Tenho visto uma grande movimentação de acadêmicos pesquisadores que usam os dados da PNAD a fim de aprenderem os recursos teóricos (ao menos os que não sabiam, como eu) para lidar com dados em painel.

Nenhum comentário: