"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, novembro 14, 2008

O Imperador do Brasil

Blog do Luis Nassif - 13/11/08

Do Blog do Etevaldo Dias

Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2008
12/11/2008 19:24

Mendes diz a Suplicy que Lacerda não pode voltar à Abin

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) revelou nesta quarta-feira pedaços da conversa que teve ontem com o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes. De acordo com ele, Mendes disse que o diretor-geral afastado da Abin, Paulo Lacerda, não pode voltar ao comando da instituição devido às irregularidades cometidas por ele e pelo Delegado Protógenes Queiroz durante a operação Satiagraha.

Suplicy também disse que Mendes lhe confessou ter a Polícia Federal, durante a gestão de Lacerda, como grande suspeita de realizar grampos contra ministros do STF, algo que na opinião de Gilmar, vinha ocorrendo há muito tempo, principalmente nas vésperas de tomadas de decisões nos processos que correm naquela corte.

O senador se encontrou com Mendes ontem justamente para falar sobre o suposto grampo que pegou o presidente do Supremo e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Durante a conversa, Suplicy ainda teria dito a Mendes que visitou, na semana passada, o delegado Protógenes, e que teve uma boa impressão do policial. Opinião que não foi compartilhada pelo mais alto magistrado do País. (Severino Motta, da reportagem).

Do Globo

Nos últimos seis meses, Dantas entrou com 34 medidas nos tribunais para barrar o processo, 30 pedidos de habeas corpus, 28 deles em liberdade. Entrou ainda com dois mandados de segurança e dois pedidos de exceção, um por suspeição do juiz e outro por competência.

— É uma farra do boi. E, no caso, o boi é o juiz — disse um juiz que avaliou o caso a pedido do GLOBO, sob anonimato.

Para ele, esse tipo de estratégia tem como objetivo cansar e expor o juiz, enquanto o foco do crime é desviado. O cansaço de De Sanctis é evidente. Ele é obrigado a responder por escrito a cada pedido de Dantas. Só anteontem, foram quatro novos pedidos de habeas corpus.

— A 6aVara é uma das raras especializadas em crimes financeiros.

Estão em curso com o mesmo juiz 500 ações e 900 inquéritos policiais — disse um funcionário da Justiça.

Comentário

Some-se o fato de que processos anteriores contra Dantas, alguns com mais de dez anos, que não passaram da primeira instância.

Nenhum comentário: