"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, setembro 05, 2008

Cinco princípios da política externa do Kremlin

Darussia.blogspot.com - 30/08/08




O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, revelou os “cinco princípios” em que se irá basear a sua política externa.
Numa entrevista transmitida por três canais televisivos russos, o Presidente Medvedev enunciou, pela primeira vez depois do reconhecimento da independência da Abkházia e da Ossétia do Sul, os cinco princípios da política russa no campo internacional.
”Antes de tudo, a Rússia reconhece a primacia dos princípios fundamentais do Direito Internacional que definem as relações entre os povos civilizados”, começou Dmitri Medvedev.
“Segundo, continua o Presidente russo, o mundo deve ser multipolar. A unipolaridade é inaceitável”.
“A Rússia jamais aceitará uma organização do mundo em que todas as decisões sejam tomadas apenas pelos Estados Unidos. Semelhante mundo só provocará conflitos”, explicou o dirigente russo.
“Terceiro, a Rússia não quer confronto com nenhum país. A Rússia não tenciona isolar-se. Nós iremos desenvolver, até onde for possível, as nossas relações de amizade com a Europa, os EUA e outros países do mundo”, acrescentou.
“Quarto, a defesa da vida e da dignidade dos cidadãos russos, estejam onde estiverem, é uma prioridade incondicional da nossa política externa”, declarou Medvedev.
“O quinto princípio são os interesses da Rússia nas regiões amigas”, juntou.

Por "regiões amigas", o Kremlin tem em vista os países da Comunidade de Estados Independentes.
Dmitri Medvedev ameaçou que “a Rússia, em caso de necessidade, está pronta a aprovar leis sobre sanções contra outros Estados, mas isso não é produtivo”.

Nenhum comentário: