O Ministério da Defesa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vão antecipar os planos para a reformulação da infra-estrutura aeroportuária do País e incluir nos estudos, por ordem do presidente da República, a possibilidade de privatizar os aeroportos do Galeão (Rio) e de Viracopos (Campinas/SP). O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), pressiona abertamente em favor da idéia da privatização do Galeão, mas os estudos também avaliam a proposta de uma parte considerável do governo, que sugere como melhor alternativa a abertura do capital da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).
A reportagem é de Tânia Monteiro e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 05-09-2008. A notícia também é destaque do jornal O Globo, 05-09-2008.
A Infraero teme perder mais de 20% da receita da empresa, se os dois aeroportos forem mesmo privatizados - no primeiro semestre deste ano, o resultado operacional alcançou R$ 350 milhões, sendo R$ 60 milhões provenientes do Galeão (R$ 12 milhões) e de Viracopos (R$ 48 milhões).
São dois dos aeroportos mais rentáveis da infra-estrutura administrada pela estatal pelo País afora. “Será uma perda de receita muito grande”, admitiu ontem o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, depois de uma reunião com o ministro Jobim, na pasta da Defesa.
A pressão em torno da privatização do Galeão e Viracopos, entre outros motivos, tem a ver com a necessidade de acelerar os investimentos para aprontar a infra-estrutura de aeroportos para a Copa de 2014. No caso do Rio, o governador Cabral avalia que a Infraero não tem orçamento para fazer as reformas necessárias no decadente Galeão, e ainda construir os novos terminais.
Depois do anúncio do governador Cabral, feito em Londres, o ministro Nelson Jobim (Defesa) confirmou no final da tarde, em Brasília, que o presidente Lula autorizou os estudos para fazer as privatizações do Galeão e de Viracopos. “Uma coisa parece certa: será uma concessão da União ao setor privado”, disse Jobim. Em seguida o ministro demonstrou que a decisão ainda não está fechada em um modelo só: “O presidente pediu para examinar a conveniência da concessão do Galeão e Viracopos”.
Ao ser questionado especificamente sobre a privatização, Jobim acrescentou: “É uma possibilidade. Mas tem de ver a formatação, e é isso que vamos discutir ainda”.
Gaudenzi disse que não vai brigar. “Os aeroportos são do Estado, são da União, não são de propriedade da Infraero”. Sua posição é que a proposta de abertura de capital da empresa “é uma opção mais segura”. Ele costuma fazer uma pergunta para se contrapor à privatização: “Se a privatização der errado, quem terá de retomar os aeroportos e administrá-los?”. Ele mesmo responde: “O ônus caberá, claro, ao governo”.
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