Do Guia Financeiro
Preços ao produtor avançam 1,8% nos Estados Unidos
Resultado atinge maior patamar desde novembro de 2007
O índice de preços ao produtor nos Estados Unidos (PPI, na sigla em inglês) apresentou crescimento de 1,8% em junho, acompanhando o avanço de 0,2% apurado em maio e de 0,3% em abril, de acordo com dados divulgados pelo Departamento do Trabalho local. O resultado atingiu seu maior patamar desde novembro de 2007, puxado pelos preços de energia.
Sem considerar alimentos e energia, o indicador acelerou 0,5% no mês passado. Ao longo de junho, os preços dos alimentos subiram 1,1%, após recuar 1,6% um mês antes, enquanto os da energia subiram 6,6%, após acréscimo de 2,9%.
De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o forte crescimento nos preços ao produtor pode alimentar o temor dos investidores quanto a um novo aumento da inflação. Entretanto, economistas acreditam que este repique é temporário e não sinalizam o início de uma escalada de preços neste ano.
Muitos analistas esperam que o aumento nos preços de energia sejam de curta duração, e que o fraco desempenho da economia restrinja as empresas de repassarem o aumento dos preços aos consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário