"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Chegamos ao fundo?

Blog do Luis Nassif - 08/12/08

Do The Wall Street Journal, no Valor

Previsões de fim da má fase nas bolsas ganham fôlego nos EUA

E.S. Browning, The Wall Street Journal


08/12/2008



Será que o mercado já bateu no fundo? A pergunta está de volta à tona.



Alguns importantes analistas e gestores financeiros acreditam que a queda das bolsas em novembro, que derrubou o índice Standard & Poor's 500 em 52% em relação ao seu recorde de 2007, será lembrada como o fim desta arrasadora crise do mercado.



Entre os que acreditam que a baixa da bolsa já terminou e é hora de investir em ações, há famosos gestores financeiros como Bill Miller, da Legg Mason, Steve Leuthold, do Leuthold Group e o analista de mercado Laszlo Birinyi, da Birinyi Associates. Esse otimismo, confirmado por outros comentários positivos de investidores menos conhecidos, está dando esperanças e ajudou a elevar algumas cotações na sexta-feira, apesar do péssimo relatório sobre os índices de desemprego em novembro nos Estados Unidos.



O problema é que muitos analistas, inclusive os três citados, já demonstraram excesso de otimismo e de pressa ao declarar o término de declínios anteriores. Os mais céticos dizem que há meses os especialistas vêm tentando anunciar o fim da má fase das bolsas, sempre se equivocando.



"Há pessoas que acham que a crise bateu no fundo - o mesmo que disseram em março e em junho" diz Paul Desmond, presidente da análise de ações Lowry's Reports.



"Agora essas afirmações provavelmente têm mais substância, pois tivemos uma fase drástica de vendas. Mas nossas análises simplesmente não mostram sinais de uma exaustão dos vendedores e uma expansão dos compradores, o que deveria estar ocorrendo se estivéssemos no fim da baixa." (continua)

Clique aqui para outra matéria considerando que o fundo do poço ainda não chegou para o mercado de ações.

Nenhum comentário: