"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

segunda-feira, dezembro 08, 2008

OS PARAÍSOS FISCAIS, A ÁFRICA E O BRASIL

site do Azenha - Atualizado em 08 de dezembro de 2008 às 12:32 | Publicado em 08 de dezembro de 2008 às 12:32

Existe um belíssimo livro sobre o petróleo na África chamado Poisoned Wells, The Dirty Politics of African Oil (Poços envenenados, a Política Suja do Petróleo na África), do jornalista Nicholas Shaxson, que escreve para o Economist e o Financial Times.

Ele entende de África e entende de finanças.

Ao investigar o assunto, foi além das obviedades: descobriu que os regimes corruptos da África são incentivados a desviar o dinheiro que poderiam investir em seus países nos paraísos fiscais.

E sugere, na conclusão do livro, que haja uma forte regulamentação dos paraísos fiscais. O autor demonstra o papel que os paraisos fiscais desempenham no capitalismo moderno: o caixa dois das elites corruptas. Do dinheiro sujo das drogas, do crime, da corrupção, da sonegação. Diz que não há como combater a corrupção política sem controlar os paraísos fiscais. E demonstra como o dinheiro sujo patrocina não só a corrupção africana, mas em países ricos, como a França, onde o dinheiro desviado da exploração do petróleo no Gabão contaminou não só os partidos conservadores, mas também os de esquerda.

É uma leitura importantíssima para quem quer entender a lógica do sistema em que vivemos e a inserção internacional de esquemas como o capitaneado no Brasil pelo banqueiro Daniel Dantas.

Uma leitura imperdível.

Nenhum comentário: