Por Andre Araujo
INDEPENDENCIA : Nenhum BC é independente dos objetivos do Governo do qual faz parte. A ideia é pregada como ficção em salas de aula mas não existe na vida real. Banco Central é parte do Governo e tem que operar dentro dos objetivos desse Governo. A autonomia é um truque que o Governo usa para não ser pressionado pelo Congresso e por centrais sindicais, empresariado, funcionários. Mas nenhum Governo pode admitir um BC que funcione à margem do Governo, traçando sua propria politica economia, como se estivesse acima do Estado. Isso não existe mas é propalado pelos circulos de opinião que apoiam o BC como fonte de poder.
ATAS DO COPOM : Uma farsa. As atas não dão a principal informação para definir responsabilidades. Quem vota o que, nominalmente. Nas atas do FOMC do FED cada voto de cada membro é nominado. No COPOM o voto é secreto, algo incabivel em um colegiado do Poder Executivo, faz-se isso para esconder responsabilidades, ninguem assume o estrago que causa. é contra o sistema legal brasileiro que exige a responsabilidade objetiva do agente público, o MP deveria cobrar nos tribunais.
Por Roberto São Paulo/SP
Já não é mais possível alegar que não sabiam ou estavam errados, agora já unanime o diagnóstico mínimo da atual crise econômica, e também é nítido que a recente decisão visa preservar interesses específicos do mercado financeiro, basicamente dos grandes Bancos Brasileiros e de investidores internacionais.
Estamos diante de uma enorme queda da atividade econômica internacional, onde quase todos estão tentando evitar a depressão que se anuncia, mas os membros do COPOM estão jogando todas as suas fichas para tentar evitar o fim lde ongo ciclo de depedência do goveno brasileiro das garras do mercado financeiro, que se daria com a forte edução da dívida pública e o aumento da produção da petróleo no Brasil.
Com uma dívida pública abaixo dos 30% do PIB a situação atual seinverteria totalmente e seria o mercado financeiro......
Nenhum comentário:
Postar um comentário