Paulo Henrique Amorim
Máximas & Mínimas 2117
Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista
. O Farol de Alexandria, o presidente de honra do PQPM, o Partido do Quanto Pior Melhor, assinou hoje seu artigo quinzenal no Globo e no Estadão.
. Clique aqui para perder o seu tempo
. FHC, como sempre, é um conjunto vazio de lugares comuns e a pregação incansável do PQPM.
. Ele mistura o óbvio com 200 gramas de Sociologia e 100 gramas de francês e os parvos da Província levam ele a sério.
. E lhe pagam US$ 50 mil dólares por palestra – mais o aluguel do jatinho e diárias para ele, um segurança e a secretária.
. Só que, neste domingo, o Farol foi tosquiar e saiu tosquiado.
. Para demonstrar que está no centro dos acontecimentos globais, que sabe das coisas, e fala com as pessoas certas do Hemisfério Norte, o Farol diz que se deu conta de que o mundo ia à breca numa reunião no Citibank, quando assistiu à exposição de Robert (“Bob”, para FHC) Rubin.
. Robert Rubin foi Secretário do Tesouro de Bill Clinton e ajudou a salvar FHC.
. (Como é do conhecimento do mundo mineral – diria o Mino Carta – Clinton reelegeu FHC. Ele empurrou pela goela abaixo do FMI o empréstimo que permitiu segurar o Real na antevéspera da re-eleição. Depois da eleição, FHC quebrou o Brasil de novo, e o Real se desvalorizou. Na sucessão, nem o candidato dele, José Serrágio (de pedágio, os maiores do Brasil), defendeu ele. E ainda levam o FHC a sério…)
. Porém, dessa vez, a farsa do Farol teve pernas curtas.
. Exatamente hoje, Frank Rich, renomado colunista dominical do New York Times, escreve sobre as mentes privilegiadas que levam o mundo à breca.
. Ele refaz o caminho de “The Best and the Brightest”, de David Halberstam, que mostrou como os gênios que assessoravam Kennedy construíram a catástrofe do Vietnã.
. Quem é um dos “gênios” do artigo de Rich?
. Ele! “Bob” Rubin!
. Que contou a Fernando Henrique que o mundo ia à breca, não avisou aos acionistas e correntistas do Citibank, onde era conselheiro especial.
. Hoje, “Bob” é motivo de galhofas.
. Por que, tão sabido, não evitou que o Citibank fosse estatizado – como acaba de ser?
. Clique aqui para ler sobre o “Bob” do Farol, na versão de Frank Rich.
. Pequeno resumo: “Summers and Geithner are both protégés of another master of the universe, Robert Rubin. His appearance in the photo op for Obama-transition economic advisers three days after the election was, to put it mildly, disconcerting. Ever since his acclaimed service as Treasury secretary in the Clinton administration, Rubin has labored as a senior adviser and director at Citigroup, now being bailed out by taxpayers to the potential tune of some $300 billion. Somehow the all-seeing Rubin didn’t notice the toxic mortgage-derivatives on Citi’s books until it was too late. The Citi may never sleep, but he snored.”
. E vem o FHC falar em recessão ou depressão, assuntos que ele domina tanto quanto a língua inglesa…
Nenhum comentário:
Postar um comentário