Paulo Henrique Amorim
. A edição deste domingo do New York Times publica reportagem sobre a responsabilidade de George Bush e sua filosofia neo-liberal radical na crise em que o mundo se atolou.
. Durante a maior parte do Governo, Bush só se preocupou com o terrorismo e a guerra no Iraque; e, na economia, em reduzir impostos e privatizar o sistema de previdência social.
. Esses são dois sonhos dos neo-liberais brasileiros, como FHC e André Lara Resende (*); além de revogar a CLT por MP, como fará o Presidente Serrágio – clique aqui para ler o que o Conversa Afiada já disse sobre isso.
. “For much of the Bush presidency, the White House was preoccupied by terrorism and war; on the economic front, its pressing concerns were cutting taxes and privatizing Social Security”.
. O centro da reportagem é demonstrar que Bush tinha o sonho de dar a casa própria a todos os americanos.
. No meio do caminho, Bush ignorou os sinais do desastre que o múltiplo sistema de financiamento de hipotecas criava.
. E, como a falta de controle sobre as instituições não-financeiras era completa, Bush permitiu que o financiamento de hipotecas se transformasse na areia movediça em que se sustentou o mercado de derivativos.
. A Casa Branca considerou que essa reportagem do New York Times é de “uma negligência vulgar”.
. As relações entre o New York Times e o Governo Bush sempre foram tensas.
. Mas, nunca, o Governo Bush ameaçou censurar o New York Times, como fazem o Governo Lula, o Presidente Supremo Gilmar Mendes e o Ministro da Justiça Abelardo Jurema, que, para proteger os brancos de olhos azuis, ou seja, do Daniel Dantas, querem acabar com os “vazamentos” – com exceção, é claro, dos “vazamentos” que vazam do gabinete do Supremo Presidente para a Veja…
(*) O Farol de Alexandria incumbiu o economista André Lara Resende de procurar “formadores de opinião”, como este autor, para “vender” a privatização da previdência social. Resende exaltava as maravilhas do sistema privatizado do Chile e como ele salvaria o Brasil. O sistema chileno, como se sabe, é obra dos Chicago Boys de Pinochet. O povo chileno, nas ruas, votou contra o sistema e a presidente Bachelet procura, aos poucos, desmontá-lo. Resende, como se sabe, é aquele genial economista que montou o lançamento do Plano Real de tal forma que a cotação do Real fosse compatível com a máxima rentabilidade de sua carteira pessoal de investimentos – como demonstra de forma cabal o livro “Cabeças de Planilha”, de Luis Nassif. Entrevistado por Nassif, o Farol disse que “não sabia de nada”… Resende, como se sabe, tem o hábito de transportar de avião seus cavalos de raça do Brasil para a Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário