"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, abril 11, 2009

Moldávia

darussia.blogspot.com - 11/04/09




O Presidente da Moldávia, Vladimir Voronin, pronunciou-se pela recontagem total dos votos das eleições parlamentares em que o Partido dos Comunistas da Moldávia obteve uma vitória.
Voronin, na condição de dirigente dos comunistas moldavos, pediu ao Tribunal Constitucional que se pronuncie a favor da recontagem total dos boletins.
“Estou convencido de que a recontagem total dos votos, em conformidade com a legislação vigente e os procedimentos estabelecidos, contribuirá para estabelecer a estabilidade política, a paz e a confiança mútua na República da Moldávia”, escreve Voronin numa mensagem enviada à instância jurídica máxima.


O Tribunal Constitucional promete uma resposta para hoje, sábado, que deverá ir ao encontro do pedido do Presidente Voronin.

A oposição aceitou mal a proposta de Vladimir Voronin, porque considera "uma manobra para distrair a opinião pública".
Descontente com os resultados das eleições parlamentares de domingo passado e suspentendo de fraude, a oposição moldava organizou acções de protesta na capital da Moldávia, que se transformaram em desordens.
Os manifestantes, alguns dos quais portavam bandeiras romenas e exigiam a unificação dos dois países, assaltaram e pilharam os edifícios do Parlamento e da Presidência do país, causando danos materiais avaliados em mais de 50 milhões de euros.
Os confrontos entre manifestantes e polícias provocaram mais de 270 feridos.
A Procuradoria-Geral da Moldávia qualificou os acontecimentos de “tentativa de golpe de estado”, tendo a polícia detido cerca de 200 pessoas.
As autoridades moldavas expulsaram o embaixador romeno em Chisinau e restabeleceram o sistema de vistos com o país vizinho, acusando Bucareste de estar por detrás das desordens.
O deputado russo Konstantin Zatulin, director do Instuto dos Países da CEI, não exclui a possibilidade dos acontecimentos na Moldávia darem início ao reconhecimento da independência da Transdniestria.

Nenhum comentário: