"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, abril 11, 2009

Pedidos de seguro-desemprego caem e Caged deve ser positivo

Instituto Humanitas Unisinos - 10/04/09

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, informou ontem que o saldo de empregos formais registrados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em março deverá ser positivo, repetindo o que ocorreu em fevereiro. O resultado final só estará fechado na semana que vem, mas Lupi sustentou sua afirmação baseado em dados do seguro-desemprego apresentados ontem. Segundo o ministério, entre janeiro e março deste ano, caiu a quantidade de trabalhadores que pediram o benefício. Em janeiro, foram 705,7 mil segurados. No mês seguinte, 579,8 mil e em março foram 566,1 mil.

A reportagem é de Isabel Sobral e publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, 10-04-2009.

Os números de pedidos de seguro-desemprego em março e em fevereiro, entretanto, ainda podem sofrer alterações porque a lei dá um prazo de até 120 dias para que os trabalhadores demitidos sem justa causa peçam o benefício. "Mas, ainda assim, começamos a observar uma diminuição na busca pelo seguro-desemprego e isso dá uma demonstração de mudança no panorama de mercado de trabalho brasileiro", afirmou Lupi.

Em fevereiro, o Caged registrou a abertura de 9,1 mil novos empregos formais, após três meses seguidos com saldo líquido negativo, ou seja, as demissões superaram as contratações. Sem dar números, Lupi antecipou que em março os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro deverão registrar mais admissões do que dispensas de trabalhadores com carteira assinada. "Os três principais Estados da federação com certeza neste mês de março terão dados positivos e isso é um dado concreto que mostra o País virando a página da crise", afirmou.

Por setores, ele adiantou que a indústria ainda deverá trazer um saldo de empregos negativo. "Mas em diminuição, na comparação com fevereiro", completou. Em fevereiro, o setor industrial registrou um saldo negativo de 56,5 mil empregos formais segundo o Caged. Os destaques positivos, com mais oferta do que fechamento de postos de trabalho, segundo Lupi, deverão ser os serviços, particularmente educação, e a construção civil.

Nenhum comentário: