"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, março 25, 2010

A mulher que inventou a computação

Blog do Luis Nassif - 25/03/2010 - 14:29

Por Marco Bócoli

Ada Lovelace, heroína da computação

Conhecida como a primeira programadora da história da computação, que se tornou nome da linguagem de progamação Ada.

Lovelace, que viveu de 1815 a 1852, ficou famosa por ter escrito um programa que poderia utilizar a máquina analítica do cientista inglês Charles Babbage, reverenciado como o inventor do primeiro computador de uso geral, com funcionamento mecânico.

Durante as pesquisas, ela criou os algoritmos que permitiriam a essa máquina computar os valores de funções matemáticas.

Ada morreu aos 36 anos e somente quase 100 anos depois é que a máquina analítica de Babbage foi redescoberta. Assim o projeto e as notas de Ada entraram para história como o primeiro computador e software, respectivamente. A máquina foi considerada o ponto de partida para os modernos computadores eletrônicos.

Linguagem Ada
Em 1980, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos registrou a linguagem de programação Ada em homenagem a Lovelace pela sua contribuição a computação.

A Ada é uma linguagem orientada a objetos, originada de Pascal. É usada principalmente para desenvolvimento de aplicações de missão crítica. Mais tarde, a Ada se tornou um padrão internacional pela ISO.

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/03/24/ada-lovelaces-day-homenageia-heroina-da-computacao/

Nenhum comentário: