"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

domingo, março 21, 2010

Veja e o chá assassino

Blog do Luis Nassif - 21/03/2010 - 08:29


Por C. Brayton

A capa da Veja não é escândalo? Alucinação assassina!

“Tomar o chá alucinógeno da seita Santo Daime quando se tem um transtorno psíquico, afirmam especialistas, é o mesmo que jogar gasolina sobre um incêndio.”

Fazem um pânico moral e além disso, sonegam fatos, como o fato de um tribunal nos EUA liberar o chá para uso religioso (assim como os índios tem direito ao uso de peyote (mescalina), citando decisão do STF gringo do caso da UDV (litigio financiado pelo herdeiro de Seagram’s, que apoia a igreja.)

Eu sou mais ou menos no outro lado desse debate — as experiễncias de Leary e Alpers na Harvard nos 1960s foram anti-éticas — mais na Veja, como sempre, o debate só tem um lado, e exagera sem limites.

Em setembro de 2008, por exemplo, essa nota na Veja sobre especialistas que não afirmam que o chá faz mal em pessoas com um transtorno psíquico:

– A Universidade de São Paulo, de Ribeirão Preto, testará o chá do santo-daime para tratar pessoas que sofrem de depressão. De acordo com reportagem do jornal Folha Ribeirão, os pesquisadores querem saber se o chá de ayahuasca – originário da Amazônia e utilizado em rituais religiosos – é capaz de substituir os antidepressivos.

– A experiência já foi realizada com duas mulheres, com idade média de 50 anos, que tinham problemas de depressão. Depois de tomar uma dose do chá, elas disseram ter sentido a melhora no mesmo dia. Agora, assim que o Comitê de Ética de Ribeirão liberar, o novo estudo será feito com 60 pacientes em doses repetidas e curtos intervalos. Uma pesquisa como essa já foi feita pela Universidade Federal de Santa Catarina em camundongos.

Camundongos doidões assassinos!

Nenhum comentário: