"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

domingo, março 21, 2010

Royalties

Essa discussão dos royalties já está extrapolando o bom senso. Temos três estados, contra 23. É um benefício político (que não se transfere necessariamente para a população) para São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo, em detrimento de tentar (pelo menos) atender as população das outras unidades federativas.
Bom, se os três maiores produtores estão descontentes, que também passem a arcar com as despesas. É muito fácil usar recursos de uma estatal (petrobrás) que tem também seu capital constituído por verbas oriundas de tributos que incidem em todo o território nacional e não querer dividir as riquezas geradas pela exploração da empresa. Fazendo uma metáfora seria como não querer distribuir o bolo, mas querer que os ingredientes para a confecção sejam divididos.
Se essa é a real intenção dos três estados que eles passem a arcar sozinhos com o financiamento da Petrobrás, como folha de pagamento, previdência, investimentos, etc. É claro que deveria-se fazer um ajuste para compensar todos esses anos em que os royalties só ficaram nesses estados e que a Petrobrás realizou os diversos investimentos que a alçaram à condição de maior empresa no ramo.
Defender a manutenção dos royalties como estão é de uma cara de pau (me perdoem mas não tive expressão mais clara e explícita para colocar) sem tamanho, infame. Todos que tem essa posição deveriam ser execrados e ter seus nomes expostos à opinião pública de todo o território nacional.

Nenhum comentário: