"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

domingo, março 21, 2010

Rússia e Estados Unidos discordam sobre entrada em funcionamento de central nuclear

darussia.blogspot.com - 21 mar 10



A notícia da entrada em funcionamento do primeiro reator da Central Nuclear de Busher, no Irão, anunciada hoje pelo primeiro ministro russo, foi recebida com críticas pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, em visita à Rússia.
Vladimir Putin anunciou o início do funcionamento em Julho, mas Hillary afirmou que uma decisão como essa seria "prematura" sem garantias iranianas sobre seu programa nuclear, que o Ocidente teme que tenha como finalidade a produção de armas atómicas.
"Na ausência destas garantias, acreditamos ser prematuro seguir com qualquer projeto neste momento porque queremos mandar uma mensagem inequívoca para os iranianos", disse ela.
A Rússia concordou em construir o reator de mil megawatts em Busher, há 15 anos, mas o projeto de mil milhões de dólares sofreu atrasos e diplomatas afirmam que Moscovo tem usado o projeto para exercer pressão sobre Teerão.
Hillary Clinton disse que isso enviaria uma mensagem errada ao Irão, que enfrenta a possibilidade de sofrer novas sanções por causa de seu programa nuclear, que oficialmente é para gerar eletricidade.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, ao falar ao lado de Hillary Clinton após conversações em Moscovo, respondeu que a Central de Busher era essencial para manter a presença da Agência Internacional de Energia Atómica no Irão.

Nenhum comentário: