"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Europa Central ou do Leste?

darussia.blogspot.com - 11/02/09



Rapto da Europa ( Valentin Serov,1910)



Os ministros dos Negócios Estrangeiros russo e checo discordaram hoje, em Moscovo, sobre a situação geográfica da Polónia e da República Checa, onde poderá ser instalado o sistema de defesa antimíssil norte-americano.
"O sistema não é implantado na Europa Oriental, mas na Europa Central, gostaria de esclarecer este ponto," disse Karel Schwarzenberg numa conferência de imprensa após a reunião da «troika» UE-Rússia.
"O radar e mísseis interceptores não visam a Rússia, temos deixado bem claro isso aos nossos parceiros russos," acrescentou o ministro checo.
“A Polónia e República Checa estão na Europa de Leste e não na Europa Central”, retorquiu o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.
Lavrov acrescentou que "no âmbito da ONU, há grupos de Estados responsáveis pela apresentação de candidatos para os diferentes órgãos da ONU. A Polónia e a República Checa são parte integrante do 'Grupo de Estados da Europa de Leste'".


Se considerarmos que a Rússia faz parte da Europa, coisa de que não tenho dúvidas, então o ministro Schwarzenberg tem toda a razão, porque, nesse caso, a Rússia será a Europa do Leste e a Polónia e República Checa encontram-se na Europa Central.


Mas será essa discussão necessária e útil num momento em que se discutem problemas bem mais importantes: a instalação ou não do sistema de defesa antimíssil norte-americano na República Checa e na Polónia? Ou, para ser mais exacto, o sistema vai ser instalado, resta saber se com a participação da Rússia ou não.

Nenhum comentário: