Do Estadão
Pesquisa de jornal dos EUA prevê primeira contração do PIB do país por quatro trimestres consecutivos
Dow Jones Newswires, Nova York
A recessão atual pode se tornar a mais longa e dolorosa desaceleração desde a Grande Depressão, de acordo com avaliação dos economistas que participaram da mais recente pesquisa de previsões econômicas do Wall Street Journal. "Para o setor de moradia, este será o pior evento que tivemos no período pós-Segunda Guerra Mundial", disse Bruce Kasman, do JPMorgan Chase & Co.
Os 54 economistas que participaram da pesquisa, na média, prevêem contrações trimestrais no PIB para o atual trimestre e primeiros dois trimestres de 2009. A estimativa preliminar do Departamento do Comércio mostrou uma contração de 0,5% do PIB no terceiro trimestre em comparação com igual período do ano passado. Se as previsões dos economistas forem confirmadas, esta será a primeira contração do PIB dos EUA por quatro trimestres consecutivos no pós-guerra.
Na média, os economistas esperam que o declínio termine em junho de 2009. Na semana passada, o Escritório Nacional de Pesquisa Econômica dos EUA (NBER) datou o início da recessão em dezembro de 2007. Isso coloca a desaceleração em 18 meses, o mais longo período de declínio desde a Grande Depressão. As recessões de 1973-75 e 1981-82 duraram 16 meses cada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário