"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, março 04, 2009

A aposta da Fiat

Blog do Luis Nassif - 02/03/09

Por Eddie209

Nassif,

Eu nao sei qual a maneira ideal de repassar a noticia, visto que é de um boletim pago (Autodata) da industria automotiva e nao tem permissão de divulgação. Mas de uma lidas nas noticias que recebi hoje sobre a retomada.

Indústria de automóveis

Fiat deve retomar o ritmo de produção de 2008

Março deverá ser um mês de elevação na produção de veículos. De acordo com alguns fornecedores comunicado interno da Fiat sinalizou aumento de produção para o terceiro mês do ano, coincidentemente o derradeiro no prazo estabelecido pelo Governo Federal para o fim da redução do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados.

A fabricante de Betim, MG, não confirma, mas segundo sistemista que atende à empresa o plano da Fiat é produzir 3 mil unidades/dia em março, ou seja: voltar ao mesmo ritmo registrado em 2008. Em janeiro a planta montou, em média, 2,3 mil veículos e, em fevereiro, 2,6 mil.

Alcançar o volume projetado para março pela companhia, no entanto, seria muito difícil sem o retorno do terceiro turno. Mas vale lembrar que a Fiat, até o momento, não dispensou nenhum dos quase 15 mil trabalhadores de seu quadro: apenas colocou oitocentos deles em férias coletivas em meados de janeiro, além de assinar acordo com o sindicato local que garante empregos até 10 de março, pelo menos.

Procurado pela Agência AutoData para confirmar as informações, ninguém foi encontrado nos telefones do Sindicato do Metalúrgicos de Betim.

(Décio Costa e George Guimarães)
Resultado

Vendas de fevereiro tão boas quanto as do ano passado

Falta pouco para o fechamento e o ritmo de emplacamentos de automóveis e comerciais leves em fevereiro segue próximo ao apurado no mesmo mês de 2008. Até quinta-feira, 26, as vendas somaram 175 mil 130 unidades, média de 10 mil 302 automóveis e comerciais leves emplacados por dia, segundo dados do Renavam. A média é 2,3% superior à de 10 mil 70 unidades do mesmo mês do ano passado.

Embora a média diária projete encerrar o mês acima do apurado no melhor fevereiro da história da indústria, o volume total não deverá ser alcançado. Isso porque fevereiro de 2008 contou com um dia útil a mais e registrou 191 mil 331 emplacamentos. Ao seguir a média atual, este mês não ultrapassará 186 mil unidades, queda por volta de 3%.

Ao comparar com janeiro, no entanto, o crescimento é notável. As 175 mil 130 unidades emplacadas este mês representam, até então, alta de 18,8% sobre o mesmo período do mês passado, que teve média diária de 8 mil 669 emplacamentos.

No primeiro bimestre de 2008 foram vendidos 397 mil 11 automóveis e comerciais leves, volume que também dificilmente será alcançada neste ano – até quinta-feira, 26, a soma resultava em 365 mil 105 unidades. Mas a queda deverá ficar na casa dos 5%, o que mostra que a situação da indústria automotiva retorna ao ritmo normal.
(André Barros)

Nenhum comentário: