"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, março 05, 2009

Os hidrômetros da Sabesp

Instituto Humanitas Unisinos - 03/03/09

Por Luiz Eduardo Brandão

Reunião de condomínio ontem à noite.

O representante da imobiliária disse (com palavras mais diplomáticas, claro) que a Sabesp — leia-se, Serra — estava montando um belo golpe contra os moradores de condomínios.

É o seguinte. Uma nova lei obriga, creio que há 3 anos, a instalação de hidrômetros individuais, um para cada unidade. As novas construções já obedecem a essa bem-vinda norma. Assim, cada condômino paga a água que gasta, sem ratear seus excessos ou descuidos com os outros moradores. Logo, todos cuidarão de economizar a água que escasseia.

O golpe da Sabesp é o seguinte: obrigar que todos os edifícios de SP adotem o registro de consumo por unidade, e essa obra só pode ser feita por um punhado de empresas autorizadas pela Sabesp.

Moral: custo da instalação por coluna imposto pelo monopólio das empresas conveniadas: em torno de 900 pratas/coluna (nossos apartamentos, o prédio tem quase 40 anos, têm 6 colunas cada = ~ 5.400).

Custo se a obra for feita por uma das n empresas de engenharia hidráulicas com competência de sobra para fazer a instalação relativamente simples: cerca de 300 pratas / coluna. Um terço mais barato. Com a quantidade de edifícios de mais de 3 anos que existem em SP, dá para ter uma ideia do tamanho da bufunfa.

O Secovi já teria entrado na justiça contra essa exigência.

Comentário

Como não li nada nos jornais, quem tiver mais informações (ou explicações) para essa posição da Sabesp, favor trazer.

Nenhum comentário: