"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, março 04, 2009

Rússia vai renovar completamente arsenal nuclear até 2020

darussia.blogspot.com - 26/01/09



O novo programa estatal de armamentos, que deverá ser realizado entre 2011 e 2020, prevê a renovação total do equipamento das forças nucleares estratégicas da Rússia, anunciou Serguei Ivanov, vice-primeiro-ministro do Governo russo.
“Terá lugar a substituição completa dos satélites espaciais por aparelhos mais modernos. Será criado um espaço informativo único do campo de combate. E claro que terá lugar a transição para modelos completamente novos, intelectuais, de armamentos”, declarou Ivanov, que responde pelo complexo militar-industrial russo, numa entrevista publicada hoje no diário Rossiskaia gazeta.
Segundo o vice-primeiro-ministro, “esta enorme encomenda é também uma oportunidade de sobrevivência para outros ramos da economia em tempo de crise”.
Ivanov sublinhou que, até finais de março de 2009, deverão ser distribuídas por 1400 empresas estratégicas do complexo militar-industrial encomendas no valor de. um bilião de rublos (cerca de 22 mil milhões de euros).
O vice-primeiro-ministro recordou que nesse ramo da indústria trabalham 1,5 milhões de pessoas, sublinhando que “as encomendas de Estado são a medida mais eficaz de combate à crise”.
Antes, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, tinha anunciado que, entre 2009 e 2011, o Governo tencionava investir em comendas militares quatro biliões de rublos (cerca de 88 mil milhões de euros), frisando que a crise financeira não iria provocar a redução de investimentos na área do fabrico de armamentos.
Serguei Ivanov chamou a atenção para o facto de a passagem para novos armamentos pressupõr o emprego de nanotecnologias no seu fabrico.
“Na companhia Sukhoi (que fabrica aviões militares Su), foram criados materiais nanotecnológicos de construção. Isso já não é ficção científica, mas realidade”, concluiu.

Nenhum comentário: