"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, março 05, 2009

Volkswagen convoca 7 mil metalúrgicos. Objetivo é atender alta da demanda que subiu em fevereiro

Instituto Humanitas Unisinos - 03/03/09

A Volkswagen anunciou ontem que vai convocar cerca de sete mil funcionários para turno extra de trabalho no próximo sábado. A medida, segundo a montadora, tem o objetivo de adequar o volume de produção à demanda — que tem dados sinais de reação neste início do ano, puxada pela redução do IPI nas vendas de veículos novos.


A reportagem é de Aguinaldo Novo e publicada pelo jornal O Globo, 03-03-2009.

A convocação vale para quase todos os metalúrgicos da área de produção da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde são produzidos os modelos da linha Gol e Polo. No fim do ano passado, a montadora havia cancelado o pagamento de horasextras e também concedido férias coletivas escalonadas para seus 22 mil empregados no país. O retorno ao trabalho ocorreu no dia 5 de janeiro.

— É uma notícia que demonstra a necessidade de se ter responsabilidade com a demanda de mercado — afirmou Reinaldo Marques, coordenador do Comitê Sindical de Empresa, ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Segundo ele, desde o fim das férias coletivas, parte dos empregados da Volks já teve de trabalhar seis sábados.

A montadora também comunicou ao sindicato que as operações no Brasil não serão afetadas pelo corte de 16.500 empregados temporários em todo o mundo, como já confirmou no sábado o diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen no Brasil, André Senador.

Alta de vendas mesmo com menor node dias úteis O feriado prolongado do carnaval não atrapalhou as vendas de carros novos em fevereiro, com apenas 18 dias úteis. De acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no mês passado os emplacamentos somaram 191.343 unidades, considerando automóveis e comerciais leves, o que representa aumento de 0,85% em relação a janeiro e de 0,15% sobre fevereiro de 2008 (também com mais dias úteis que o último mês).

O balanço também se mantém positivo com o acréscimo das vendas no segmento de caminhões e ônibus. Neste caso, as vendas totais do setor chegaram a 199.402 unidades, alta de 0,95% frente a janeiro e queda de 0,72% em relação a fevereiro de 2008.

Para estimular o setor, um dos mais afetados pela crise, e com receio de que as montadoras promovessem demissões em massa, o governo aceitou reduzir temporariamente o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) até o dia 31 de março.

— Se não fosse o IPI, estaríamos atravessando um período difícil — disse o presidente da Fenabrave, Sergio Reze.

No primeiro bimestre, as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caíram 4,55% em relação a igual período de 2008, a 396.926 unidades.

Nenhum comentário: