"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quarta-feira, março 04, 2009

Sergio Telles e os números da Dilma

Site do Azenha - Atualizado em 01 de março de 2009 às 18:06 | Publicado em 01 de março de 2009 às 16:56

Sobre o velho debate se a Dilma teria capacidade de vencer, ou de ser competitiva.

Não apenas de vencer, como de emplacar no primeiro turno.

Após a primeira informação, que é atual, vem uma embaixo que já mostrava, em maio do ano passado, que Dilma estava projetando-se como candidata naturalmente. Cabe lembrar que na época o nome dela não era tão cogitado como agora, em que firmou-se de fato com a candidata (ainda de forma extra-oficial, é claro)

Outro expressivo fato é sobre o "terceiro mandato", que pode ser explorado na campanha de Dilma como uma forma de atração de votos (a eleição de Dilma pode ser associada a um terceiro mandato desse mesmo governo, sob outro comando) que somam 44% fora quem não apóia (meu caso) porque não é constitucional, pura e simplesmente.

O horizonte para Dilma é muito bom. A eleição será polarizada, e dessa vez candidatos como Heloísa Helena roubarão votos da oposição (com muito menos força que em 2006, pelo próprio sumiço da agora vereadora de Maceió), e não do candidato do PT.

E o PMDB já está inclinado a fechar chapa em 2010 pois o espaço num governo com o PT pra eles é maior do que ter que dividir com o PSDB e o DEM, que são tão "gulosos" quanto. O PMDB é um aliado eleitoral importante pois é o partido mais bem estruturado no Brasil, e complementa a base do PT que também é forte, fazendo uma rede de penetração muito boa.

E era interessante atrair o PDT do trabalhismo e da educação, incluindo a discussão do Pré-Sal sobre a expansão dos recursos para educação e o aumento da rede de proteção e de formalização do trabalho.

Manter essa base para a eleição de Dilma seria um passo importante para demonstrar as bandeiras que essa coalizão apresenta, que são inquestionáveis. Qual projeto alternativo pode superar esse? A mentira dos tucanos terá que ser muito boa, a manipulação da mídia mágica para poder lavar tantas mentes.

Defendo essa candidatura já desde algum momento entre 2005 e 2006 (quando ninguém falava nisso) e estou cada vez mais entusiasmado com o sucesso dessa "operação", ainda mais observando outros processos de transferências de votos que ocorreram Brasil afora, geralmente os candidatos "desconhecidos" chegavam muito mais fracos na época de pré-campanha, a Dilma já supera 10% nacionalmente com picos de mais de 20% no Nordeste (dados já desatualizados, certamente esses números só fazem subir) o que já demonstra grande competitividade quando de fato for a candidata e a população tiver consciência que ela representa o projeto de continuidade do governo atual.

Abraços e bom domingo,
Sergio Telles

A NOTA DO NOBLAT ESTÁ AQUI.

E A NOTA SOBRE OS 43% QUE QUEREM UM TERCEIRO MANDATO

PS: Acrescento o que eu, Azenha, já havia escrito, anteriormente: não vai haver terceiro mandato. Se a proposta for feita, sou contra.

Nenhum comentário: