"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, abril 16, 2009

Empresa teme fiscalização e não oferece alimento

Instituto Humanitas Unisinos - 14/04/09

O temor da fiscalização da vigilância sanitária foi um obstáculo decisivo para que os usineiros vetassem a proposta de oferecer a alimentação aos cortadores de cana-de-açúcar.

A reportagem é de Eduardo Scolese e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 14-04-2009.

"Qualquer problema [que houvesse] no alimento [usineiros] seríamos responsabilizados", afirma Renato Cunha, do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco e representante do Fórum Nacional Sucroalcooleiro.

"De qualquer forma, existe um compromisso de avançar para um ambiente de alimentação no campo, com mesas e cadeiras", completa Cunha.

Além de criar uma estrutura para as refeições dos cortadores, os usineiros também estão próximos a incluir na redação final do protocolo uma forma de acondicionamento do alimento dos trabalhadores. Em outras palavras, manter quente a marmita e afastar a qualificação de "bóias-frias".

Piso

Não houve acordo também na proposta dos trabalhadores de criação de um piso salarial nacional.
"A ideia era fixar um piso nacional que pudesse elevar a base do salário e com isso diminuir a carga sobre o pagamento por produção. Acho que essa é a grande derrota que sai desse acordo", afirma Elio Neves, presidente da Feraesp. "Ele [cortador de cana] teria um salário assegurado e, com isso, não teria de se matar de trabalhar", afirma Antonio Lucas, da Contag.

E aí eu me pergunto, que tipo de alimento seria ofertado a esses trabalhadores para causar tal reação?


Nenhum comentário: