"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, abril 16, 2009

Oposição manifesta-se contra governo de coligação

darussia.blogspot.com - 13/04/09



Os dirigentes da oposição ao Presidente Saakachvili recusaram uma proposta de participação num governo de coligação, declarou Eka Besselia, uma das dirigentes da oposição.
Discursando no comício que a oposição organiza permanentemente frente ao Parlamento da Geórgia, ela declarou: “Hoje, o presidente do Parlamento, David Bakradzé declarou que as autoridades estão prontas a formar um governo de coligação. A nossa resposta é uma: não lutamos por cargos, por lugares no governo. A nossa única exigência é a demissão de Mikhail Saakachvili e trata-se de uma reivindicação sem alternativa”.
Os dirigentes da oposição decidiram transformar toda a cidade de Tbilissi num palco de acções de protesto contra o Presidente Saakachvili
“Cada rua de Tbilissi torna-se um local de acções de protesto, nos próximos dias, os focos de insubordinação civil alargarão a toda a Geórgia. Assim será até que Saakachvili não saia”, declarou Levan Gatchetchiladzé, um dos dirigentes da oposição, num comício onde participam mais de 30 mil pessoas.
Foi decidido realizar, dia e noite, piquetes junto da residência de Mikhail Saakachvili.
“Iremos estar em frente da residência até que Saakachvili assine o pedido de demissão”, declarou Kakhi Kukava, outro dirigente da oposição.
Kukava anunciou que hoje as autoridades da Geórgia deverão fazer cedências à oposição.
“Hoje, às 20 horas (18 horas TMG), todos verão que o poder vai mudar radicalmente a sua posição e disso são prova os acontecimentos do último período”, declarou.
“Não estamos a perder força e verão que a posição do poder vai mudar. E isso será um testemunho de que a força não dimimui, pelo contrário”, acrescentou.
Entretanto, a oposição começa-se a dividir quanto às formas de luta a realizar.
Zurab Nogaideli, antigo primeiro-ministro da Geórgia e dirigente do partido “Por uma Geórgia Justa”, anunciou que os seus apoiantes deixam de participar nas manifestações da oposição.
“No dia 9 de Abril, eu e os meus camaradas realizámos em Batumi uma numerosa manifestação para exigir a demissão de Saakachvili e, no mesmo dia, teve lugar um grande comício da oposição em Tbilissi. Tudo isso foi um grande acontecimento na vida da Geórgia e um passo sério para substituir o poder”, declarou Nogaideli ao jornal georgiano “Versia”.
“Mas, agora, eu e o meu partido decidimos afastar-nos das acções da oposição e não participar em comícios”, acrescentou ele, sem avançar qualquer tipo de explicação.

Nenhum comentário: