"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

quinta-feira, abril 16, 2009

A nova ordem mundial

Blog do Luis Nassif - 14/04/09

Da Folha

Irã aceita reatar diálogo com potências

Teerã saúda oferta para retomar conversas nucleares, congeladas desde ano passado; EUA elogiam “abertura” iraniana

Negociações, ainda sem data e local definidos, terão inédita participação da Casa Branca como interlocutor direto do governo iraniano

DA REDAÇÃO

O Irã se disse ontem disposto a retomar o diálogo sobre seu programa de enriquecimento de urânio, atendendo ao convite feito na última semana pelas cinco potências atômicas do Conselho de Segurança da ONU -EUA inclusive, em gesto inédito- mais a Alemanha.

Em anúncio na TV estatal, o principal negociador nuclear iraniano, Said Jalili, disse já ter comunicado a decisão ao chefe da diplomacia da União Europeia, Javier Solana, mediador entre Teerã e o chamado P5 +1.

Jalili saudou o “[novo] diálogo sob a ótica de uma cooperação construtiva” e pediu “compreensão correta de realidades e desdobramentos externos”.

Já a Casa Branca se disse satisfeita com a “abertura ao diálogo” demonstrada por Teerã.
Potências ocidentais acusam o Irã de pretender enriquecer urânio para abastecer bombas atômicas. Teerã insiste em que suas instalações nucleares servem apenas para produzir energia e negocia uma solução que lhe permita continuar enriquecendo urânio -o que tem direito a fazer sob o Tratado de Não Proliferação Nuclear, desde que em cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Nenhum comentário: