"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, abril 25, 2009

Cáucaso russo volta a mexer

darussia.blogspot.com - 23/04/09



O regime de operação antiterrorista, que tinha sido levantado há uma semana, foi reinstaurado em três distritos da Tchetchénia, anunciou um porta-voz militar dessa república russa do Cáucaso do Norte.
“O Estado Maior constatou que a actividade dos bandos armados ilegais (assim são chamados os guerrilheiros islâmicos separatistas) intensificou-se no território dos distritos tchetchenos de Chatoi (sul), de Vedeno (Sudeste) e numa parte montanhosa de Chali (sudoeste), pelo que foi decidido lançar, a partir das zero horas de 23 de Abril, uma operação antiterrorista nessas regiões”, declarou o porta-voz, citado pelas agências russas.
O regime de operação antiterrorista, em vigor na Tchetchénia durante quase dez anos, foi levantado no passado 16 de Abril.
Por outro lado, o Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia anunciou ter liquidado na Cabardino-Balcária o líder da guerrilha local, Zeitun Sultanov, implicado em vários atentados terroristas perpretados nessa república do Norte do Cáucaso russo.
“Sultanov incorporou-se em 2002 no grupo terrorista Iarmuk e mantinha estreitos conrtactos com Chamil Bassaev e Hattab, líderes da guerrilha tchetchena. Em 2005, criou o seu próprio criminoso, responsável pelo assassinato de vários oficiais da polícia no território da república”, precisa uma fonte do FSB, citado pelas agências russas.
A fonte assinalou que Sultanov, a partir de Outubro de 2008, coordenava as actividades terroristas na maior parte da Cabarnia-Balcária e actuava em estreito contacto com os dirigentes de grupos terroristas da Inguchétia, Tchetchénia, Daguestão e Ossétia do Norte.
Segundo fontes das agências russas, durante uma operação especial, realizada na localidade de Khassania, também na Cabardina-Balcária, a 22 de Abril, foi também abatido Alim Boziev, membro de um grupo armado ilegal.
O Ministério do Interior da Rússia, por sua vez, anunciou ter liquidado Zakir Navruzov, um dos líderes de um grupo armado que actua no Daguestão, outra república do Cáucaso do Norte russo.

Nenhum comentário: