Atualizado
Em cima de estudos sobre as necessidades de investimento em infraestrutura no Brasil, o diretor da Fundação Dom Cabral Paulo Resende - no relatório final do Fórum Econômico Mundial - considerou os recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) insuficientes para bancar o crescimento da economia. No máximo, servirão para manter.
De acordo com matéria do Valor (clique aqui), ele tomou por base plano nacional de logística da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e o estudo dos sistemas de energia dos Estados Unidos, China, Austrália e Canadá, países de grandes dimensões como o Brasil.
Os números são pesados:
• Distribuição de energia, US$ 10 bilhões de investimento até 2010, contra US$ 5,6 bi previstos no PAC
• Rodovias, US$ 25 bilhões até o ano que vem. No PAC, previsão de US$ 14 bilhões.
• Setor portuário, US$ 15 bilhões, contra US$ 5 bi previstos no PAC.
Conclusão: “Se, em cinco anos, o Brasil crescer de 4% a 5%, vai sofrer um apagão logístico”;
Enquanto isto, os cabeções sugerindo aumento de juros e aumento do superávit fiscal. De qualquer modo, o governo terá que acelerar o modelo de captação de investimentos privados e de concessões para complementar os investimentos com recursos privados.
http://www.google.com/notebook/public/03904464067865211657/BDRObSgoQmOW2nosk
Por Alexandre Leite
Nassif,
dê uma olhada na resposta que o especialista em Logística José Augusto Valente deu em seu blog:
PAC é alvo de críticas no relatório da organização - os erros desse relatório
http://logisticaetransportes.blogspot.com/2009/04/pac-e-alvo-de-criticas-no-relatorio-da.html
Nenhum especialista em logística e transportes se baseará no Plano de Logística da CNT e nas analogias com outros países. Quem faz isso é exatamente o não especialista. O verdadeiro especialista procurará estudos científicos do governo ou nas Universidades, feitos com base em dados objetivos.
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