"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, abril 25, 2009

A redução de lucros da Microsoft

Blog do Luis Nassif - 25/04/09

Retomando

A pedidos, e porque a discussão está muito rica.

Por foo

Lucro da Microsoft cai pela primeira vez em 23 anos

Com a ascensão dos computadores de baixo custo, que custam $300 ou menos, na Europa, Ásia e EUA, o Windows e o Office passaram a sofrer forte pressão.

Devido à competição com o Linux, a Microsoft se viu forçada a derrubar o preço do Windows XP de $75 para $15. Fabricantes agora tem uma alternativa para colocar em computadores que oferecem margens de lucro cada vez menores.

Ao mesmo tempo, com o amadurecimento do OpenOffice, que passou a atender às necessidades de 80% dos usuários, o MS Office tornou-se uma alternativa cara, restrita a nichos do mercado.

(O MS Office era a única ferramenta de Office viável, para quase 100% dos usuários de computadores - PCs e Macs. Com um custo que pode chegar a $679 por licença, o Office tornou-se mais caro que muitos laptops normais, e o OpenOffice provê a maior parte das funcionalidades.)

Mas o pior ainda não passou: com o surgimento de netbooks baseados em processador ARM, e a expansão do Google Android para netbooks, a Microsoft poderá ter seu apelo ainda mais reduzido em 2009.

Por Barbalho

Nassif, no início do mês fui apresentar um trabalho em Copenhagen e em seguida fiz um pequeno tour pela Europa. Em todos os países pude perceber a queda dos preços do notebook. Em Frankfurt, em particular, um notebook daqueles pequeninhos estava custando o preço simbólico de 1,00 euro. Na verdade o cliente compra um serviço de uma empresa de banda larga e leva o computador para casa, num esquema como comodato.
Não duvido que isso chegue por aqui. É tentador demais.

Nenhum comentário: