Da Comunidade de Gestão
PORTO DE SALVADOR, O PLEITO DO TERMINAL DE CONTÊINERES E O MARCO LEGAL
* Posted by Cesar Meireles
Em 19 de outubro p.p. leio no jornal A TARDE de Salvador a matéria “Porto corre risco de perder cargas”, trazendo à luz das discussões o contraponto do tema nas falas de profissionais experientes e reconhecidos nas áreas onde atuam.
É certo que o Porto de Salvador, assim como tantos outros nos quatro cantos do mundo, foi de certa forma sufocado pelo crescimento da cidade que se viu tomada pelo avanço urbano desordenado no seu entorno. Essas cidades foram fruto das instalações portuárias, as quais se beneficiaram dessa condição para o desenvolvimento, tanto da própria urbe, quanto da sua hinterlândia. Em Cidades e Portos: os espaços da globalização, Editora DP&A, Rio de Janeiro, 1999, seus autores Silva & Cocco, trazem muitos exemplos versando sobre o assunto em vários países.
O pleito do TECON Salvador, bem argumentado pelo seu diretor executivo, traz como elemento basal o fato de ter realizado investimentos à luz de uma realidade à época do certame público, do qual se saiu vencedor em 1999.
Desde então, o Brasil e o seu comércio internacional viram-se impulsionados pelo comércio exterior mundial. Em conseqüência, demandam navios cada vez maiores como os das novas gerações de “full containers” que, lançados no “trade” global, passarão ao largo do Porto de Salvador caso não venha a ser aprovada a expansão da atual capacidade instalada do porto para a movimentação, embarque e desembarque de contêineres (continua).
Nenhum comentário:
Postar um comentário