"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, novembro 01, 2008

Base naval russa na Líbia?

darussia.blogspot.com - 31/10/08



A Líbia está pronta a instalar uma base militar naval russa no seu território a fim de se proteger dos Estados Unidos, escreve hoje o diário Kommersant.
A notícia é publicada no dia em que o Presidente líbio, Muammar Kaddafi chega a Moscovo a convite do seu homólogo russo, Dmitri Medvedev, para uma visita oficial de três dias.
Kaddafi não visitava a capital russa há 23 anos.
Segundo a fonte do jornal, ligada à preparação da vidita, Kaddafi, durante os encontros com os dirigentes russos, irá levantar a questão da criação da base naval russa no porto líbio de Bengazi.
Recentemente, um grupo de navios de guerra da Marinha russa, entre os quais se encontrava o cruzador atómico pesado Piotr Velikii, visitou a Líbia. O vaso de guerra Neustrachimii entrou também no porto de Tripoli quando se dirigiu para as costas da Somália, onde se encontra a combater a pirataria.
“Segundo o dirigente líbio, a presença militar russa será a garantia de que os Estados Unidos não irão atacar a Líbia”, escreve o Kommersant.
Durante a visita à Rússia, espera-se que Kaddafi faça aquisições substanciais de armamentos russos, no valor de cerca de dois mil milhões de dólares. O líder líbio está particularmente interessado nos sistemas russos de defesa anti-aérea, aviões e helicópteros.
Em Abril passado, quando Vladimir Putin visitou a Líbia, o Kremlin perdoou 4,5 mil milhões de dólares da dívida líbia à Uião Soviética. Em troca, Tripoli comprometeu-se a adquirir maquinaria e armamentos.

Nenhum comentário: