"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, janeiro 24, 2009

Empresariado critica barreiras para não demitir

Instituto Humanitas Unisinos - 23/01/09

A classe empresarial rebateu com duras críticas a proposta do governo de vincular os empréstimos do BNDES à garantia de manutenção de empregos nas empresas. Para o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, o BNDES "não faz nenhum favor" quando empresta. "O banco cobra juros, e a taxas muito altas se compararmos com outros países", disse ele.

Skaf, no entanto, evitou entrar em detalhes sobre a determinação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de condicionar os desembolsos do banco de fomento à manutenção de postos de trabalho. "O fato é que ninguém recebe dinheiro [do BNDES] de graça. E, quando o empresário executa um projeto financiado pelo banco, ele naturalmente está investindo e gerando empregos", disse o presidente da Fiesp. De acordo com ele, os juros cobrados pelo BNDES, embora mais baixos em relação ao praticado internamente, são altos na comparação com outros países. "Há países em que os juros para financiar investimentos são negativos", disse.

A reportagem é de Paulo de Araujo e Denyse Godoy e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 23-01-2009.

O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE), chamou de "exercício demagógico" a ideia de vincular o crédito do BNDES à manutenção dos empregos nas empresas.

"Não é realista dizer "eu lhe forneço dinheiro e você assume tal compromisso [não demitir]. A demissão é um último recurso. Tudo o que violenta a lógica do mercado acaba sendo artificial", disse Monteiro. "O que segura o emprego é o crescimento econômico."

O presidente da CNI afirmou ainda que o desemprego na indústria ainda deve aumentar no primeiro trimestre deste ano, mas a situação deve começar a se equilibrar a partir do segundo trimestre.
"Ainda teremos um agravamento. Mas acho que no segundo trimestre a queda do emprego vai estancar", disse o presidente da CNI, após participar de reunião na Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) ontem.

De acordo com o presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Aguinaldo Diniz Filho, metade dos empréstimos recebidos pelo setor em 2008 veio do BNDES. A indústria tomou R$ 1,2 bilhão no banco no ano passado e foi a segunda colocada na lista dos setores que mais demitiram no final do ano, com um total de 29 mil vagas formais extintas. "O que gera empregos é o mercado, é a demanda. O que acontece se a demanda for para baixo e essa crise levar a uma situação pior?", questionou.

Sindicato

Saudando a medida do governo como uma "boa notícia", Artur Henrique, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), disse que os sindicatos também se encarregarão de fiscalizar o uso de financiamento do governo pelas empresas. Comparando as informações sobre liberação de crédito com os números de dispensas, pretendem pressionar as companhias e avisar o governo quanto a eventual inobservância das regras.

Concordo plenamente com o Skaf, mas como vivemos em uma democracia e ele (ou qualquer outro empresário) não é obrigado a pegar dinheiro do BNDES, que ele vá buscá-lo nos outros países que citou e deve conhecer muito bem.

Nenhum comentário: