"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, janeiro 24, 2009

Jornalistas, às armas! às armas!

darussia.blogspot.com - 22/01/09



Alexandre Lebedev(na foto), antigo agente dos serviços secretos soviéticos e, actualmente, um dos homens mais ricos da Rússia, anunciou hoje que vai armar os jornalistas do seu bi-semanário Novaya Gazeta, alegando que a polícia é incapaz de garantir a sua segurança.
“Se vós não podeis garantir a nossa segurança, então permitam que os nossos jornalistas portem armas”, declarou Lebedev, numa conferência de imprensa, sublinhando que já enviou duas cartas com “esse pedido bastante original” ao Serviço Federal de Segurança (ex-KGB) da Rússia.
“Infelizmente, eu, por enquanto, não consigo garantir a segurança dos jornalistas”, reconheceu o milionário russo, que controla também outros jornais e estações de rádio na Rússia.
Na segunda-feira passada, Anastassia Baburova, jornalista da Novaya Gazeta, foi mortalmente ferida a poucos metros do Kremlin de Moscovo, tendo sido abatido a tiro no mesmo local o advogado Stanislav Markelov.
Markelov foi advogado de Anna Politkovskaia, outra jornalista do mesmo bi-semanário assassinada em 2006.
Um ano antes, faleceu em condições pouco claras Iúri Tchekhotchikhin, vice-director do Novaya Gazeta e deputado do Parlamento russo, conhecido pelas suas investigações jornalísticas sobre o crime organizado e corrupção na Rússia.
Alexandre Lebedev, que recentemente adquiriu o diário londrino The Evening Standard, anunciou, na mesma conferência de imprensa, que continua, juntamente com Mikhail Gorbatchov, antigo Presidente da URSS, a “seleccionar pessoas famosas para criar um bloco democrático e independente na Rússia.
“Estamos a fazer um concurso para seleccionar pessoas de acreditada reputação. As pessoas escrevem, nós fazemos perguntas. Já recebemos cerca de 150 cartas”, precisou o antigo espião.

Nenhum comentário: