"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sábado, janeiro 24, 2009

Estudante caboverdiano alvo de ataque racista em Moscovo

darussia.blogspot.com - 22/01/09



Um estudante caboverdiano foi recentemente alvo de um ataque à mão armada perto da Universidade da Amizade dos Povos de Moscovo, onde estuda, tendo sido esfaqueado nas mãos e nas costas.
Este incidente, o primeiro entre estudantes caboverdianos na Rússia, está a preocupá-los seriamente e acusam as autoridades do seu país de “se terem esquecido deles”.
“No dia 11 de Janeiro, José Maria, estudante da Faculdade de Linguística da Universidade dos Povos de Moscovo, ia à loja fazer compras. Dois jovens aproximaram-se dele por trás, apertaram-lhe o pescoço e começaram a esfaqueá-lo”, relata à Lusa Máxima Neves, presidente da Organização dos Estudantes de Cabo Verde na Rússia.
“O Zé Maria tentou escapar, mas levou oito facadas nas mãos e oito nas costas. Esteve internado num hospital e teve alta há pouco tempo”, continua a estudante caboverdiana.
Máxima Neves reconhece que o medo se instalou entre os estudantes caboverdianos e sublinha que se sentem abandonados pelas autoridades de Cabo Verde.
“Ainda ontem mataram aqui perto um estudante vietnamita. Não sabemos o que fazer e eles (autoridades caboverdianas) não se preocupam connosco, não querem saber de nada, nem sequer sabem quantos somos na Rússia”, lamenta Máxima.
Em 2004, um grupo de neonazis assassinou Amaro Lima, estudante da Guiné-Bissau que estudava na cidade russa de Voronej.
As autoridades policiais de Moscovo reconhecem que a capital russa assiste a um aumento em flecha de ataques de neonazis e nacionalistas contra estrangeiros.
“Em 2008, na capital foram cometidos mais de 90 ataques contra cidadãos de fisionomia não-eslava. 47 foram assassinados e 46 gravemente feridos”, informou Vladimir Pronin, chefe da polícia de Moscovo.
“Em comparação com 2007, o ano passado registou-se um aumento de crimes racistas da ordem dos 300 pc”, concluiu.

Nenhum comentário: