"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, março 13, 2009

Desaceleração na Europa e 'ribanceira' nos EUA

Instituto Humanitas Unisinos - 10/03/09

A economia global está enfrentando uma desaceleração, mas logo pode entrar em processo de recuperação, afirmou ontem o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet. Já o bilionário Warren Buffett disse que a economia americana “caiu da ribanceira”, e o economista Nouriel Roubini, da Universidade de Nova York, estimou que a recessão nos Estados Unidos vá durar 36 meses.
Trichet, que presidiu o encontro dos bancos centrais do Banco de Compensações Internacionais (BIS), na Basiléia, disse que os mercados financeiros estão subestimando o potencial de recuperação.

— Ainda observamos uma desaceleração da economia — disse Trichet, ressaltando, porém, como positivos a queda nos preços das commodities e os pacotes de estímulo.

— Temos uma série de elementos a sugerir que estamos nos aproximando do momento em que haverá uma recuperação.

A notícia é do jornal O Globo, 10-03-2009.

Ele observou que vários organismos internacionais preveem retração nos países ricos este ano e crescimento zero no mundo, antes da recuperação em 2010. Mas, no domingo, o Banco Mundial afirmou que a economia global deve ter retração, sem divulgar um percentual.

Buffett, apesar de se declarar confiante na recuperação da economia americana, disse que o desemprego e a inflação ainda devem subir. Ele afirmou que os líderes dos EUA precisam apoiar os esforços do presidente Barack Obama para sanar a economia, que já teria entrado no “pior cenário”.

— Caiu da ribanceira — disse o bilionário em entrevista ao canal de TV a cabo CNBC. — Não só a economia se desacelerou muito, mas as pessoas mudaram seus hábitos de uma maneira que eu nunca havia visto.

Ele disse que essas mudanças se refletiram nos resultados das subsidiárias de sua empresa, a Berkshire Hathaway, cujo lucro caiu 62% ano passado, para US$ 4,99 bilhões. As joalherias, por exemplo, venderam menos. Buffett, no entanto, reiterou seu otimismo:

— Tudo dará certo. Temos a maior máquina econômica que o homem já criou.

Quem vê recuperação este ano se ilude, diz economista

Roubini, por sua vez, também em entrevista à CNBC, fez previsões sombrias sobre a economia dos EUA.

— Estamos no 15omês de recessão. O crescimento deve ficar próximo de zero e a taxa de desemprego, bem acima de 10% no ano que vem — disse Roubini.

— Podemos acabar com uma recessão de 36 meses, que pode ser uma estagnação em forma de “L” ou uma quase depressão.

Ele disse que uma das soluções para o mercado imobiliário é “romper todos os contratos de hipotecas”. Apesar de afirmar que, por enquanto, o risco de um colapso total foi afastado, “a maioria das instituições financeiras dos EUA está totalmente insolvente”. E voltou a defender a estatização, ao menos temporária, dos bancos. Roubini disse ainda que quem espera uma recuperação no segundo semestre deste ano está se iludindo.

Nenhum comentário: