O Conversa Afiada recebeu de um navegante amigo a seguinte nota da Aeronáutica:
Ao se referir a Alberto Santos-Dumont, inventor do avião, o cético Diogo Mainardi desconhece que o brasileiro voou pela primeira vez em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, Paris - França, dois anos antes dos americanos irmãos Wright.
No evento, com o testemunho de uma multidão de pessoas, Santos-Dumont conquistou o “Prêmio Archdeacon”, honraria concedida ao primeiro aviador que conseguisse voar uma distância de 25m com ângulo máximo de queda de 25%. O fato teve o reconhecimento e a homologação pelo órgão de aviação da época, L`Aero-Club de France e sancionado pelo embrião da International Aeronautics Federation (FAI).
Ainda sim, em 12 de novembro de 1906, Santos Dumont conquistou o “Prêmio Aeroclube da França”, concedido ao aviador que voasse uma distância de 100m. Na ocasião, todos os aviadores foram convidados a participar da competição e Santos-Dumont voou com seu 14-Bis uma distância de 220m. Em 1939, a revista norte-americana “National Aeronautics”, em seu nº 12, volume 17, também registra esse voo como o primeiro recorde de aviação (distância) do mundo.
Já os irmãos Wright, com seu “Flyer”, demonstraram o voo em público pela primeira vez somente em 21 de setembro de 1908. De acordo com o “New York Times”, de 17/12/1951, o telegrafista Alpheus W. Drinkwater, uma das poucas testemunhas oculares de um suposto voo ocorrido em 17 de dezembro de 1903, afirmou que naquela data o “Flyer” apenas planou, sendo que o primeiro voo somente aconteceu em 06 de maio de 1908, tanto que em 22 de maio de 1906 eles obtiveram, nos EUA, a patente nº. 821.393 para um planador.
Por fim, seguindo a linha de raciocínio adotada pelo Sr. Mainardi, um ótimo exemplo dessa inteligência brasileira a que o texto se refere seja ele mesmo, que distorcendo a história e omitindo fatos oficialmente registrados, perde a oportunidade de homenagear um herói brasileiro.
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
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