"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"
Friedrich Nietzsche

sexta-feira, março 13, 2009

A queda da produção industrial

Blog do Luis Nassif - 07/03/09

A queda da produção industrial em janeiro (em relação ao ano passado) foi muito forte, muito. Pegou todos os setores e o fato de ter aumentado um pouco em relação a dezembro não chega a aliviar: foi fundamentalmente por conta do setor automobilístico.

Lula ainda vai pagar caríssimo por sua demorar em enquadrar o Banco Central. Uma queda dessa proporção, se não for revertida rapidamente, matará a receita fiscal e, consequentemente, a capacidade de investimento do PAC.

Por Roberto São Paulo/SP

Creio que a forte queda na produção industrial desde da quebra do Lehman Brothers registrada pelo IBGE demonstram antes de mais nada que o COPOM estava errado, não havia pressão de demanda e muitos menos pressão do câmbio sobre os preços no Brasil.

Já em dezembro de 2008, quando as máquinas já estavam paradas, as horas-extras suspensas e muitos trabalhadores em férias coletivas, e os preços internacionais já haviam caído mais de 50%, o COPOM manteve o aperto monetário afirmando que havia um risco grande de pressão de demanda interna e grande risco cambial sobre os preços no Brasil.

Mesmo com os dados da forte queda a produção industrial, o COPOM continuo parado e não convocou uma reunião extraordinária.

Creio que precisamos derrubar bastante os juros na próxima reunião ordinária e ainda colocar um viés de baixa. O melhor seria derrubar os juros da Selic para pelo 9,75% nominais na próxima reunião.

Estamos caminhando na espiral da recessão, para que o Governo do Presidente aumente os incentivos fiscais e aumente os prazos de recolhimento de impostos é preciso antes reduzir bastante os juros da Selic.

Com uma redução maior dos juros da Selic seria possível além da redução temporária dos impostos, IPI, ICMS e IOF, adiantar o 13o. salário dos funcionários públicos, aposentados e empregados das estatais.

Se o COPOM tivesse reduzido os juros da Selic antes mesmo de o Governo do Presidente Lula ter concedio incentivos fiscais para o setor automobilístico, agora talvez não precisse renovar a redução dos impostos.

O fato é que o COPOM errou o que e aprofundou a queda da atividade econômica no Brasil, mesmo com os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Presidente Lula.

Nenhum comentário: